terça-feira, 30 de abril de 2013

SOBRE OS PROBLEMAS E AS ADVERSIDADES



A palavra “problema” é que é o grande "problema". 

Dependendo da forma como se encara os reverses da vida, um problema pode deixar de sê-lo no exato instante em que a pessoa muda sua atitude face os desafios inerentes ao viver. Foi isso que mestres como Buda, Krishnamurti, Ramana e Nisarga descobriram- e ensinaram. 
A grande maioria dos problemas só existe na mente. 
Por exemplo: uma separação pode ser um problema para uma pessoa demasiadamente apegada e carente. Mas, para outra, mais madura e equilibrada, pode ser o começo de um novo ciclo e a chance de desenvolver novos potenciais . Uma demissão pode ser a oportunidade de arriscar-se em um novo projeto  mais criativo, satisfatório e promissor. Uma doença pode ser incapacitante por um lado, mas por outro representa também a oportunidade da pessoa se voltar para dentro, desenvolvendo aspectos mais  espirituais do ser. 
Transformar adversidades em oportunidades é uma arte difícil, mas qualquer pessoa pode e deve aprender.  Quase todos iluminados viveram episódios de grande sofrimento e decepção antes da explosão do Despertar. Isso comprova que qualquer adversidade por mais grave que seja, pode tornar-se numa oportunidade de crescimento e evolução espiritual.

 Assim, é possível afirmar que todo  problema reside na incapacidade da mente de se adaptar, de ressignificar, de transformar um episódio desagradável e negativo, em um momento de reflexão e amadurecimento interior. A gravidade de um problema é proporcional à intensidade do desejo, da ilusão, da ignorância e da inflexibilidade do espírito diante da natureza fugaz, instável  e mutável  da vida.
Se  você está com algum problema, resolva. Se a resolução não depende de você, aguarde. Se é algo inevitável, resigne-se. Se precisa de um milagre, ore… mas lembre-se que a Vontade Divina nem sempre se dobra às orações e súplicas. Além do mais não é prudente pelejar contra a Sabedoria Divina que sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos. Por isso a melhor atitude é sintonizar-se com a vontade Soberana, sentindo no coração o que Jesus nos ensinou: “fazei Vossa vontade assim na Terra como no Céu.” (Alsibar).

Um comentário:

  1. Muito bom artigo, Alsibar!

    Alguns livros de esoterismo advertem: cuidado com o que você pede, porque você pode conseguir!
    "Além do mais não é prudente pelejar contra a Sabedoria Divina que sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos."


    José Elias Chaim

    ResponderExcluir