sábado, 27 de abril de 2013

“ ORAI E MEDITAI”



Apesar desta não ser a frase original de Jesus, muitos acreditam que o termo “vigiai” tem uma conotação bastante ampla , indo além do simples cuidado para não pecar ou “cair em tentação”. Vigiar para os budistas é ficar alerta, atento como um sentinela que guarda a guarita, ou o pai de família que vigia, pois não sabe o dia e a hora que o ladrão virá. Assim, o termo “vigiai”, pode ser entendido como uma exortação ao estado de Atenção Plena ou Meditação. Compare com o que Buda disse:

 "A vigilância é o caminho que leva à libertação da morte. Os vigilantes não morrem; os negligentes já são como os mortos. Quando, graças à vigilância, o sábio repudia toda negligência, eleva-se até a morada do Conhecimento, e aí, feliz e prudente, com o mesmo olhar daquele que, sobre a montanha, vê os que estão na planície, enxerga a turba aflita e ignorante”. 

Já a oração é quando o pensamento se eleva às forças ou dimensões superiores, conseguindo desta forma mover as montanhas das dificuldades, do medo, da tristeza e desesperança. Orar não é pedir, mas conectar sua vontade à Vontade Divina e de lá produzir “milagres”- ou não-pois o  homem deve submeter sua vontade ao poder Supremo e não o contrário. Deixar que o Poder Supremo conduza e dirija sua vida é uma sábia atitude pois quem senão Ele pra saber o que é melhor pra nós? O ignorante quer impor sua vontade à Deus (Tao) mas o sábio entrega-se à sua vontade encontrando, assim,  a prosperidade, a paz  e a felicidade. (Alsibar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário