domingo, 28 de abril de 2013

MORTE: A DIFÍCIL LIÇÃO DA SEPARAÇÃO



A carta da morte não significa apenas a morte física- simboliza também as separações e os términos de ciclos. É como um capítulo que termina, para que outro possa começar. No caso dos relacionamentos, muita gente tem dificuldade de entender que há momentos em que a distância e a separação são fundamentais. Essa distância faz-se necessária para que o amor, o carinho,  o respeito, a consideração e a amizade  possam continuar. Separar-se não significa deixar de gostar de alguém. Mas há momentos na vida que o distanciamento é essencial para que o indivíduo possa se conhecer, amadurecer, desenvolver potenciais  e redirecionar sua vida.  Se este final será doloroso, tranquilo ou triste depende do grau de maturidade do próprio indivíduo.
  
Assim como os “finais” não precisam ser infelizes, o “Final feliz” não significa necessariamente “ficar junto até o final da vida”. Outrossim, o que importa é que todos estejam felizes com a decisão tomada e se esta beneficiará ambos os lados. A dificuldade nesta horas  é desapegar-se do passado e de tudo que ele representa. É aí que constatamos se  os anos de prática de meditação serviu para alguma coisa ou se foi apenas uma confortável fuga à realidade. Na última hipótese, cairão todas as máscaras e ilusões diante da realidade inexorável. É também um momento valioso para se autoconhecer, testando reações e atitudes diante de situações  em que o desapego e a serenidade mental são extremamente necessários.  (Alsibar)

Um comentário:

  1. Grande assunto!!!! O que são os relacionamentos??? Como é brutal esperar de alguém soluções que nem mesmo nós encontramos, cobrar de alguém "amor", coisa que nem sonhamos o que significa... Como me achei brutal projetando numa parceira minhas falhas e necessidades que nem conhecia, e cobrando veneração, soluções...Se nem me conheço, como posso estar realmente com alguém, como posso escolher alguém... Grande ter uma amiga e amante de mesma cabeça que se volte ao que buscamos, mas estaremos prontos para atrair uma companheira (e não uma escrava-patroa-esposa-mãe-saco de pancadas)? Acordemos. Só sabe estar com alguém quem sabe estar só. Quem não precisa de um palco. É o que vejo em mim.

    ResponderExcluir