sábado, 13 de abril de 2013

A ILUSÃO DO AGORA



Uma expressão que se tornou cliché entre gurus, espiritualistas e livros de autoajuda  é "a importância do agora", "viver o agora", "observar o agora" , "o poder do agora" etc.  Ficar consciente do aquiagora é uma das coisas mais difícies que existem. Muita gente se esforça para fazer isso mas os resultados, em geral, são pífios e desanimadores. A meu ver há aí uma falha de interpretação ou comunicação . A divisão do tempo em passado, presente e futuro é ainda uma concepção mental limitada, condicionada e relativa.  Se não existe passado, nem futuro, tampouco existe o presente. Quando a mente supera as concepções do tempo e dele se liberta resta apenas a eternidade- que está além do ontem, do amanhã, e do agora. (Alsibar)

3 comentários:

  1. Quando se fala algo, necessariamente usa-se de conceitos.

    Até mesmo a palavra "eternidade"(ou realidade)não é o que É em si.

    Claro:o que É não pode ser descrito!

    No entanto, para tentar tornar didático,pode-se colocar da seguinte forma:
    Agora Atemporal X agora do momento presente(tempo)...
    O Agora Atemporal, a mente-humana-tempo,nunca alcança.
    No Atemporal não há ninguém para "dar importância","viver"ou "observar".
    P.ex.: Observar a respiração agora, é um ato tentado por 'alguém' no presente(tempo),ou seja:observação mental. No Atemporal-Agora,só esta "Natureza"pode perceber a Si Mesma...

    SERgio






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio tudo bem?

      Bom... acho que você disse o tinha que ser dito. Fraterabraços amigo, obrigado por sua visita e comentários. _/\_

      Excluir
    2. Buenas... Considero o que foi dito pelo nosso velho Senhor Krishnamurti: Tempo é pensamento. Passado é pensamento. Futuro é pensamento. Para a maioria dos seres, o presente é um pensamento, ora recheado de pensamentos passados, ora de projeções (pensamentos) para o futuro. Para o Espantalho existencial humano o presente só se diferencia do passado e do futuro porque é a fonte de mais pensamentos (passado e futuro). Concordo que o tempo só existe em pensamentos. E para nosso espantalho existencial humano (nós inclusive), tirando o pensamento vai-se embora tudo.

      Excluir