sábado, 8 de março de 2014

O GURU E A PAZ INTERIOR



O guru funciona como um bálsamo ou uma droga usada para amenizar  uma dor qualquer- seja emocional ou espiritual.  O problema é que- como toda droga- vicia . E se vicia não deve ser bom. Além disso se ela só se manifesta na presença do guru é algo condicionado por uma causa. Tirando-se a causa, some-se o efeito. E será que a verdadeira paz é condicionada por alguma coisa? Ou não será- ela mesma- a manifestação do próprio incondicionado? Em outras palavras: a paz que aparece e desaparece e que depende de fatores externos é a verdadeira paz? Ou a paz verdadeira existe por si mesma, por ser manifestação do Sagrado cuja existência não depende de causa nenhuma? Reflita sinceramente sobre isso para que possas encontrar a verdadeira paz. (Alsibar)

2 comentários:

  1. Quem põe sua paz ou felicidade nas mãos de qualquer coisa que produza , mesmo um texto, está preso a ela, e também a pessoas, opiniões, julgamentos...

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, Alsibar. Bom texto. Sinto que a relação Guru-discípulo é útil, mas não pode ser um fim em si mesma. Um Guru é aquele que - de certa forma - "instrumentaliza" seus seguidores para perceberem a Paz em si mesmos. Afinal, a Paz não é uma conquista. É um reencontro.
    Abraços

    ResponderExcluir