domingo, 30 de junho de 2013

SOBRE A NECESSIDADE DO PERDÃO



O perdão só é necessário quando se guarda mágoas ou ressentimentos, quando o  “eu” se sente afetado, machucado ou ferido . Ao perdoar, a pessoa se livra de uma mancha escura em sua alma que lhe traz a sensação de limpeza, pois havia  ódio, raiva ou rancor em seu coração. Mas se não existe mágoa, nem ressentimentos, qual o sentido do perdão? O que aconteceu, morreu, extingui-se nas cinzas de um passado morto. Aquele que é liberto do “eu”, que está completamente em harmonia com o momento presente, não precisa perdoar- não porque não tenha misericórdia- mas por que nele não existe “eu” que possa ser atingido. O “eu” que foi ferido não existe mais, assim como o “eu” que cometeu o insulto, agressão. Assim age o sábio: sempre no presente, fluindo com  a vida sem represar nada de ruim ou negativo em seu coração. (Alsibar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário