domingo, 31 de março de 2013

O SIGNIFICADO DA PAIXÃO DE CRISTO- The meaning of the Passion of the Christ


Qual o profundo significado por trás da Paixão de Cristo? Qual mito Jesus encarnou através do seu exemplo de amor e sacrifício pela humanidade? O que isso tem a ver com a vida de cada um de nós? Por que é tão importante meditar sobre isso, não só agora, mas ao longo do ano?  Qual a diferença entre o Jesus humano e o Cristo Universal? Talvez este artigo lhe ajude a esclarecer melhor estas e outras questões afins. Seja muito bem vindo!

          Muita gente não entende por que Jesus passou por todos aqueles sofrimentos e humilhações que culminaram com sua morte trágica. Algo curioso costumava acontecer comigo quando adolescente.  Eu gostava de assistir filmes e peças que retratavam a Paixão e sempre tinha esperança que Pilatos fosse absolvê-lo no final. Como se eu pudesse testemunhar um outro fim pra aquela história fatídica. Havia sempre a esperança de que isso acontecesse, mesmo sabendo de sua total impossibilidade. Antes de proferir sua sentença memorável, eu sentia uma certa hesitação em Pilatos e  achava que a qualquer momento ele iria absolvê-lo. Eu torcia por isso. Mas logo depois vinha o gesto inevitável e com ele, a tragédia da Paixão.
Prometeu- o Enforcado

        Nesse momento, Jesus não é apenas o rebelde sentenciado pelas leis de Roma, astuciosamente manipuladas pelos  doutores da Lei judaica. Jesus encarna o mito do Redentor do mundo. Aquele que dá sua vida à humanidade. No Tarô Mitológico, ele é representado pela carta do Enforcado- simbolizado  pelo titã Prometeu. Segundo a mitologia, foi Prometeu quem criou o homem com barro e água. Zeus, temendo que os homens se tornassem iguais aos deuses,  impede-lhes que descubram a existência do fogo. O Rei dos deuses tentava manter a humanidade em seu estágio bestial e primitivo. Mas Prometeu rouba o fogo dos deuses e dá-lo aos homens. Quando descobre, Zeus fica enfurecido e prende Prometeu em uma colina submetendo-o a uma terrível tortura: durante o dia uma águia come-lhe o fígado, que cresce novamente durante noite em um ciclo interminável de agonia e dor. Prometeu se sacrifica pela humanidade por que a ama como parte de si mesmo. Exatamente como Jesus Cristo, o Nazareno.

        Jesus foi além do Mito, daí sua força e poder. Ele é o verdadeiro Salvador da Humanidade. Não mais um mito fictício como Prometeu- mas alguém real, histórico, de carne e osso. Saber que alguém como ele existiu nos eleva à condição de deuses potenciais, pois ele é igual a nós em manifestação e essência.  A manifestação é a carne e a essência é a centelha divina que anima o homem.

O Cristo Universal

         Eis por que a Paixão de Cristo vem comovendo pessoas do mundo todo ao longo de séculos e milênios. Numa outra perspectiva, a morte do Jesus humano, representa a morte do EGO. Essa morte nunca é indolor pois o EGO não quer morrer. Ele se recusa, pois teme o sofrimento . Mas sem a morte do EGO,  Jesus não poderá se transformar no Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. Seu sacrifício não é apenas um capricho de um Deus cruel que envia seu filho para ser morto pelos homens. Deus se fez carne em Jesus. É o próprio Deus que se sacrifica pela sua criação e sofre junto com ela. Deus na forma de Jesus  nos dá o maior de todos os ensinamentos: o do seu próprio exemplo de amor ilimitado e doação incontestável.
         
Se o Jesus humano que representa o EGO não morrer, o Cristo que representa a Consciência divina não nascerá em nós, ou melhor,  não ressuscitará. Refletir e meditar no sentido mais profundo da Paixão , Morte e Ressurreição de Cristo pode levar-nos a compreender nosso próprio processo de crescimento e evolução , impulsionando o despertar da  CONSCIÊNCIA  CRÍSTICA em nós!

Namastê!

Alsibar
http://alsibar.blogspot.com

2 comentários:

  1. Prometeu deu o fogo à humanidade contra a vontade de Zeus, por isso foi condenado ao suplício.
    O que Jesus deu à humanidade para ser crucificado?

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias tudo bem?

    Jesus deus sua vida à humanidade, foi um ato de sacrifício, de amor... não teve motivo pra ser crucificado ele mesmo se deu em sacrifício por nós pra demonstrar, através do seu próprio exemplo, o quanto ele nos ama! Fraterabraços amigo!

    ResponderExcluir