segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OLHAR COM A MENTE



Olhar, observar, perceber… são sinônimos de uma ação que parece simples- mas não é. Em meditação, “olhar” é uma das coisas mais difíceis e complexas que existem- pois não estamos acostumados a olhar. Não há olhar quando há pensamentos, preocupações, angústia, ansiedades. Não há olhar se não estamos prestando atenção. Olhar significa “prestar atenção”. Este “olhar” não envolve os olhos, mas a mente. E a mente-  preguiçosa e medrosa-não gosta de olhar para aquilo que lhe incomoda ou  que lhe é doloroso. Mas é justamente no olhar que está o caminho da compreensão e libertação.(Alsibar)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MEDITAR: VERBO INTRANSITIVO


Os fins e os meios formam um processo único e integrado. Sendo assim, meditar para se alcançar alguma coisa como, por exemplo, iluminação constitui um grave erro. Meditação já é iluminação. Daí a importância de se meditar corretamente. Do contrário, entra-se num labirinto de ilusões mentais em que fica-se rodando em círculos . Não se deve "meditar para". Quem "medita para" não está realmente meditando. Meditar é verbo intransitivo. Não pede complemento.(Alsibar)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ESCUTE OS PENSAMENTOS E ENCONTRE A PAZ



Escute seus pensamentos com atenção, sem se incomodar ou se importar com eles. Com o tempo, eles vão se enfraquecendo e sua mente vai se tornando cada vez mais silenciosa. Aos poucos , o silêncio vai se tornando mais profundo e prolongado. Um dia, você será totalmente envolvido neste silêncio. Não fuja, não tema, não faça nada. Apenas relaxe nisso! Esse silêncio é o seu estado natural, puro e incorrupto. E quanto mais você penetrar nele, mais se maravilhará com a imensidão de possibilidades e novidades que se abrirão pra você. Nunca mais haverá espaço pra dor, angústia, stress , tristeza ou desespero. O que você está esperando? Comece já a ouvir seus pensamentos e experimente a paz, o céu , o nirvana no aqui agora. Não espere pra morrer, talvez lá seja exatamente como aqui e o que você não conquistou aqui, não será lá que  irá conquistar. (Alsibar)

domingo, 6 de outubro de 2013

O GURU E O ILUMINADO: A METÁFORA DA PORTA


De certa forma, todos são iluminados, uns mais outros menos, dependendo do quanto a porta da mente está aberta à luz interior adormecida nas camadas profundas do ser. Não é uma luz física, nem pode ser percebida pela mente, mas está lá -por mais que não se perceba sua presença. Quanto mais uma pessoa se abrir  à luz, mais iluminada ela será. A Luz é da natureza da Consciência. Quanto maior for a consciência- mais intensa será a claridade. A consciência afasta os pensamentos bloqueadores da entrada da luz.  Por isso, os iluminados são totalmente conscientes de si. É como se eles tivessem escancarado a porta da mente para a Luz preenchê-los totalmente. O problema é que algumas pessoas só abrem um pouquinho- o bastante pra ter um vislumbre da luz -mas o Ego fica ali, em algum canto obscuro do ser, esperando a hora de agir. Isso explica por que alguns supostos iluminados, podem não ser tão iluminados assim. Talvez estejam na penumbra e o ego- como sombra sinistra- fica ali agindo na surdina- como um rato que come um pedacinho de queijo e volta rapidamente para a escuridão do ser. O queijo é uma metáfora para as vantagens pessoais- tais como fama e status espiritual -que a Luz proporciona. Daí o perigo: nem todo guru é iluminado, e nem todo iluminado é um guru. (Alsibar)