segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LIBERDADE E MATURIDADE



Nem sempre as pessoas agem por maldade. Muitas vezes elas são impelidas por forças inconscientes, desconhecidas e poderosas cuja  natureza e controle ninguém conhece -nem mesmo a ciência . Por isso, não se deve levar as ações e atitudes de alguém  apenas pelo lado pessoal. Muitas vezes a própria pessoa está sofrendo. Ela pode estar sendo subjugada por algo que ela tenta controlar mas não consegue. Condenar tais pessoas seria apenas aumentar seu sofrimento -que já é grande por si mesmo. Essas forças atuam tanto dentro do homem, quanto fora dele. Em suma, a liberdade é um conceito relativo diretamente proporcional ao nível de maturidade espiritual do ser humano . Assim, quanto mais espiritualmente madura for uma pessoa, maior será sua liberdade. E quanto menos  madura ela for, menor será sua liberdade. A maturidade espiritual dá a pessoa a sabedoria e o poder necessários não somente para conter essas forças, mas também para subjugá-las e, até mesmo, destruí-las. ( Alsibar)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O VERDADEIRO “EU SOU!”



O ser humano é vítima de suas próprias ilusões. Tanto o desejar “ser”  quanto o desejar “não-ser” , assim como o “eu sou” -são ilusões. A liberdade encontra-se distante de todas essas concepções.  O “EU SOU” pronunciado e repetido pelo pensamento dá continuidade e vitalidade ao  “ego-pensamento”. O verdadeiro “EU SOU” não pode ser vivido, nem experimentado pela mente (pensamento). Os mestres de todos os tempos pronunciaram o “Eu Sou” como forma de comunicar aquilo que é indescritível- o eterno  presente “que é”- pois não havia outra forma de fazê-lo. Mas quando a mente se apossa do “eu sou”, ela o transforma em outra ilusão e prisão. O verdadeiro “EU SOU” é inaudível e inconcebível. E somente no silêncio da meditação ele pode ser percebido.

domingo, 1 de setembro de 2013

O CÉU


Muitas pessoas passam a vida na esperança de que encontrarão o céu após a morte- talvez devido a carga de sofrimento e pesar que a vida lhas proporciona. Todavia, como já diziam os antigos sábios e o próprio Cristo:o exterior é o reflexo do interior. Desta forma, o céu deve ser encontrado ainda em vida, dentro de cada um. Pois aquilo que não existe no interior, não pode existir no exterior. E aquilo que não se encontra aqui-agora, não será encontrado no além. E isso é possível? Claro que é. Essa é a essência da mensagem de todos os mestres, profetas, iluminados e sábios do passado: encontre o Reino de Deus, aqui agora. Ele já está aí mas devido ao nosso sono, preocupações, inquietações e stress perdemos o contato com ele. A meditação é a porta. Meditar é restabelecer o contato da consciência com essa dimensão chamada de céu, nirvana, moksha, atemporal , desconhecido, insondável ou “sei lá o quê” mais. (Alsibar)