quinta-feira, 30 de maio de 2013

NO MIND, NO PATH, NO EGO, NO MEDITATION


Uma das coisas mais difíceis de se compreender sobre meditação é que este é um estado onde todos os limites deixam de existir. Gosto quando Krishnamurti define meditação como um movimento para  fora  do tempo e do espaço mental. Sendo assim, em meditação não existe nada que a mente possa controlar, definir, descrever ou conceber. Nessa dimensão não existe caminho, não existe mente, não existe ego … nem mesmo a meditação existe. O estado meditativo só surge quando o indivíduo compreende isso de forma direta e prática. Neste caso específico, o excesso de teorias e leituras, mais atrapalham do que ajudam . ( Alsibar)

sábado, 25 de maio de 2013

A PAZ E AS EXPECTATIVAS


As expectativas  abalam a paz de espírito. Mesmo que algo esteja para acontecer, há sempre fatores “inesperados” que podem mudar completamente o rumo das coisas. Há expectativas em relação ao futuro e  também  expectativas em relação as pessoas. Esperamos delas atitudes, ações e posturas que nem sempre são correspondidas. Quando nossas expectativas são frustradas advém  a decepção, a desilusão, a tristeza e  a raiva. É preciso compreender que a expectativa é irmã  siamesa da dor . Uma não vive sem a outra. Por isso a importância de se viver  as bençãos de cada momento, exatamente como uma criança que apanha conchinhas enquanto caminha na praia.  A paz é fruto de uma postura mental fundamentada na felicidade do presente imediato, naquilo que o Destino nos dá e que usufruimos no aquiagora. Quem não tem expectativas , não se frustra e, por conseguinte, não sofre. (Alsibar)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

COMO VIVER A PLENITUDE DO MOMENTO



Apesar de já ter se tornado “lugar comum” dizer  que se deve viver o momento  sem se preocupar com o futuro ou com o passado, o fato é que pouca gente compreende o real sentido dessas afirmação.  Alguns acham que viver o presente é apenas curtir o momento esquecendo-se dos problemas, das tristezas e das consequências. Mas, na verdade, é algo muito mais profundo e difícil .  O pensamento em si é um movimento que leva a consciência para fora da percepção do presente, turvando , alterando  ou impedindo a vivência do agora. Desta forma, não é possível viver a plenitude do momento sem o silenciar da mente. (Alsibar)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O ADVENTO DA PAZ



A paz não chega quando encontramos as respostas a todas as nossas perguntas- mas sim quando paramos de produzi-las. Quando o indivíduo deixa de se identificar com seus pensamentos estes vão se enfraquecendo aos poucos, perdendo energia e força - o que culmina com sua completa cessação.  De fato, como diria Krishnamurti,  o questionador é uma entidade ilusória criada pelo pensamento e não o contrário. Assim, ao perceber esta armadilha, o indivíduo para de buscar respostas a "perguntas sem respostas" . E se não há mais questões, nem perguntas - tampouco existe o questionador. O que resta disso tudo? Uma indescritível sensação de liberdade e paz.  (Alsibar)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CAVANDO O PRÓPRIO BURACO



O ser humano cava o próprio buraco e depois que  está bem fundo reclama da lama, da escuridão  e da profundidade . É nessas horas que bate a angústia e o sofrimento.  Quando a pessoa sai, ao invés de assumir a responsabilidade por seu atos, ela  culpa o destino, o diabo ou diz que foi a "vontade de Deus"  . Seria mais sensato refletir sobre suas próprias atitudes de forma a não cometer os mesmos erros. Mas como nem todo mundo admite isso, em geral ela volta a fazer as mesmas coisas que a levaram ao tal "fundo do poço".  Para algumas pessoas é muito difícil aceitar que a maior culpada por suas adversidades e sofrimentos é somente elas e ninguém mais. (Alsibar)

terça-feira, 14 de maio de 2013

"SEDE TRANSEUNTES!"



Jesus disse: Sede transeuntes!

O que é ser um transeunte?

Um transeunte é alguém que está de passagem por algum lugar. Consciente disso, ele não se apega a nada pois sabe que, logo logo, terá que partir. Assim deveria ser a atitude do ser humano em relação às coisas que ele considera seu pois, na realidade, nada é dele. 
Quando menos se espera, a Vida, o Destino e a Morte leva tudo : as riquezas, a juventude, a saúde, aqueles a quem se ama.
Ser um transeunte é compreender a natureza transitória de todas as coisas e viver com elas, sem a elas se apegar  . O apego surge do desejo de possuir e da identificação com o pensamento “meu”.
A vida é semelhante a uma casa de veraneio ou “resort” em que se vai  passar alguns dias. Enquanto a pessoa está por lá, ela pode desfrutar do conforto e da beleza- comer, beber, passear, brincar- usufruir de tudo enfim. Mas um hóspede não deve se apegar às coisas, pessoas e lugares em que está hospedado sob o risco de, quando chegar a separação , sofrer por  não ter aprendido que na vida tudo é transitório e que os seres humanos são meros transeuntes. ( Alsibar)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

OS VERDADEIROS MESTRES NÃO APRISIONAM, LIBERTAM!




Na tradição zen-budista a relação mestre-discípulo é muito mais saudável e madura do que na tradição hindu. Os mestres Zens nunca pedem “rendição ou entrega a si" pois em geral são humildes, estão cônscios de sua próprias limitações e não se  consideram seres especiais. Além disso, seria incoerente ensinar meditação - que visa à libertação- e ao mesmo tempo incentivar a dependência. Tudo o que um verdadeiro mestre quer de seu discípulo é que ele se liberte.(Alsibar)

domingo, 5 de maio de 2013

MUDE A DIREÇÃO!




Se tudo está difícil ou dando errado em sua vida pode ser que você esteja indo pelo caminho “errado”. Será que não é hora de reavaliar os planos, repensar as estratégias e mudar a direção? Quando se está na direção correta-  aquela que o Destino nos reservou- as coisas fluem com facilidade e sem grandes esforços . O problema é que não aceitamos, nem percebemos isso a tempo- seja por orgulho, medo, teimosia ou imaturidade. E assim, continuamos “batendo com a cara na parede” por um bom tempo . O lamentável disso tudo é que, em geral,  só vamos  acordar quando já estamos num período avançado da vida- o que nos levará a correr atrás do tempo perdido. Na pior das hipóteses,  o corpo debilitado não terá mais o arrojo, a saúde e a disposição para buscar as oportunidades perdidas enquanto ainda havia tempo e energia de sobra. (Alsibar)


sábado, 4 de maio de 2013

UMA VIAGEM QUE “NÃO TEM PREÇO”



Ter dinheiro é muito bom. Com ele pode-se viajar o mundo, conhecer pessoas, culturas, lugares  sagrados e ter contato com mestres vivos. Apesar do prazer e da emoção que proporciona, nada disso tem poder de aplacar a angústia, a tristeza e o sofrimento- a não ser temporariamente . Há que se entender algo bem simples: existem coisas que o dinheiro não compra e uma delas é a paz de espírito. Essa não necessita de recursos financeiros e sim de coragem , disposição e maturidade espiritual. Sem isso, é impossível realizar a viagem mais difícil e importante da vida: a que o levará para dentro de si mesmo. Uma verdadeira “viagem por um mar desconhecido” cheia de perigos e aventuras , mas que mudará   completamente sua vida  de forma radical e permanente . ( Alsibar)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIVRE PENSADOR?



Como pode existir “livre pensador” se o pensamento é uma prisão? Só há liberdade quando o pensamento cessou de dar continuidade à ilusão do “eu” e do “meu”. Mesmo que a pessoa esteja se referindo ao sistema de crenças, no sentido de não pertencer a nenhuma- é importante ressaltar que o “pensamento” prende tanto quanto um sistema religioso qualquer. A liberdade só existe no findar da identificação com o "pensamento-eu" que perpetua a existência do pensador. Pensamentos são só pensamentos- simples resultado de sinapses, reações elétricas entre os neurônios, ou células cerebrais . O pensador é pois uma criação do pensamento. “Pensador” livre não existe- o que existe é o pensamento liberto do “pensador”. ( Alsibar)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

SOBRE A ANSIEDADE E SERENIDADE



Se o “trabalho” não é nosso, mas do Divino. E se somos apenas seus instrumentos ou   “servos inúteis” então o porquê da ansiedade,  da angústia e do medo? Não somos os autores de nada. Apenas servimos a um projeto mais vasto e maior do que nós. É a arrogância, o orgulho e o  “ego-pensamento” que se perturba diante das dificuldades e obstáculos. Como dizia Ramana: “O que não tiver de ser, não será não importa o quanto deseje. O que tiver de ser será, não importa o que se faça pra evitar.” Ao encontrar a paz e a fortaleza dentro de si, o sábio caminha sereno sem preocupações, ansiedades ou medo- mas sempre alerta , prudente e confiante no poder  e na sabedoria infinita que sustenta, penetra e governa todo o Universo. (Alsibar)